Créditos: Desenhos Francisco Martins Sarmento
Francisco Martins Sarmento (1901) alude a um capitel embutido na torre da igreja de Ronfe, do qual nos legou um pequeno esboço. Mais recentemente, o padre Avelino Jesus da Costa (1981) informa que este capitel foi retirado da torre da igreja e transportado para o Museu Pio XII, em Braga, onde se encontra depositado com o número de inventário MPXII.LIT.39.
Na visita ao referido museu, a fim de descrever e fotografar as peças aí depositadas pertencentes ao concelho de Guimarães, não foi identificado este capitel no conjunto do acervo. Desta forma, mesmo com ajuda do esboço diligentemente feito por Martins Sarmento, não é possível fazer uma descrição do mesmo, nem apontar uma cronologia mais definida.
Actas do Congresso Histórico de Guimarães e sua Colegiada. Guimarães: Comissão organizacional do Congresso Histórico de Guimarães e sua Colegiada, 1981. Volume III.
Falam Documentos, Nº02.. 2ª. Nº 02. Braga: [s.n], (1973).
Revista de Guimarães, Nº18.. Nº 18. Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, (1901).
FAURE, Francisco G. C. Líbano Monteiro - Carta Arqueológica de Guimarães. [s.l]: Câmara Municipal de Guimarães, 2011.
SARMENTO, Francisco Martins - Antíqua.: Apontamentos de Arqueologia.. Sociedade Martins Sarmento. Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, 1999. ISBN 972-8078-59-5
A carregar...